Ética na Publicidade e Propaganda

Publicado em 19/09/2006

ÉTICA NA PUBLICIDADE


Responsabilidade do comunicador e das empresas de comunicação
- Como a imprensa é integrada por um conjunto de empresas capitalistas com funções sociais, comercialmente, produz uma mercadoria capaz de influir na economia, na política, nas ciências, ou seja, em todas as áreas do conhecimento. Na sociedade, essa mercadoria desempenha várias funções, tais como: informar, entreter, formar, persuadir. Pelo fato da informação se tratar de uma mercadoria, a imprensa está sujeita a responsabilidades, que se transformam em direito do consumidor:

a) Responsabilidade Jurídica ou Civil (cidadão enquanto membro da sociedade) - é a sua postura diante da lei do país em que opera. A Constituição e as leis lhe garantem ou definem a liberdade de informar, catalogando ao mesmo tempo os abusos e suas infrações e punições. Isto quer dizer que a lei concede o direito de exercer a profissão, impõe limites a esse direito que, se não respeitados, classificam-se em crimes. A responsabilidade, então, obriga o infrator - o próprio ou sua empresa - ao ressarcimento (reembolso) do dano causado (por meio da retratação/retificação espontânea, da reparação ou do direito de resposta, ver esses itens) e pode levá-lo a responder criminalmente (pena de detenção, multa e pagamento de indenizações, conforme o caso - ver dano material e moral, indenização, calúnia,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.