Estudo sobre a Televisão Brasileira

Publicado em 22/04/2003

Emile G. McAnany (1983) discute o conceito de dependência cultural na América Latina, tomando a televisão brasileira como exemplo, no ensaio intitulado: A Lógica da Indústria Cultural na América Latina: A Indústria da Televisão no Brasil. Ele defende o ponto de vista de que as políticas nacionais de cultura são insuficientes para mudar o quadro desta dependência.

Em 1984, Sérgio Mattos publicou o artigo Advertising and Government Influences: The Case of Brazilian Television, analisando o crescimento da TV Globo durante os anos do regime militar até atingir a sua atual posição de dominação. O autor argüi que o desenvolvimento da televisão brasileira pode ser melhor entendido se observados os fatores intervenientes nacionais (como o desenvolvimento da indústria publicitária e o papel desenvolvido pelos governos militares) do que se for procurar respostas nas teorias internacionais de imperialismo e dependência dos meios de comunicação de massa. O autor defende, ainda, que a TV Globo cresceu como resultado, primeiro, do rápido desenvolvimento da economia brasileira e de sua indústria publicitária, e, em segundo lugar, do relacionamento amigável mantido com os governos militares.

Em 1985, José Marques de Melo publicou o livro Para uma leitura crítica da comunicação, abordando quatro importantes aspectos da comunicação: 1) a questão da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.