Estudo sobre a Televisão Brasileira

Publicado em 22/04/2003

2.2.1. A televisão, sua mensagem, influência e efeitos sociais(Produção e recepção das mensagens)

Em 1966, Rui Marins publicou um livro questionando os efeitos da comunicação coletiva nos principais centros urbanos do país. Seu trabalho, intitulado A Rebelião da Jovem Guarda, questiona, principalmente, a televisão que, segundo o autor consegue impor no universo das famílias tudo aquilo que projeta no seu vídeo, levando as pessoas a aceitarem ou rejeitarem os padrões de comportamento de personagens que passam a ser considerados como heróis. "Esses heróis tornam-se, pouco a pouco, quase reais, pois podem ser vistos e ouvidos dentro dos próprios lares. Cria-se, assim, a necessidade de encontro entre o espectador e o seu herói."

A imposição dos valores da classe dominante, através dos meios de comunicação de massa, é analisada, em 1971, através dos ensaios de José Marques de Melo sobre os fenômenos conjunturais da comunicação brasileira na década de 60. Em seu livro Comunicação, Opinião, Desenvolvimento, o autor demonstra o controle que a elite política e econômica exerce sobre a televisão e os demais veículos de massa.

Em 1972, Nelly Camargo concluiu um estudo sobre a mudança no quadro referencial dos habitantes de são Luís do Maranhão diante da televisão (6). Foram analisadas as mudanças de valores e de aspirações por influência da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.