Estudo de Caso – Embrapa Hortaliças

Publicado em 03/12/2008

 

texto

 

Fonte: Figueiredo. 1999, p. 45

A empresa ou pessoa que deseja emitir uma mensagem precisa conhecer exatamente o repertório ou nível de conhecimento de seu interlocutor, caso contrário essa comunicação está fadada ao fracasso. Saber que veículo de comunicação o seu interlocutor ou público tem o hábito de assistir de ouvir ou ler. José Carlos Figueiredo diz que a comunicação é, portanto, (1999, p. 45) “a codificação dos nossos pensamentos, mediantes a utilização do repertório de signos que dominamos. Usamos deste repertório para enviar mensagem ao receptor que a decodificará ou não”, e se o interlocutor não consegue traduzir essa mensagem de que valeu sua etapa de elaboração?

Para auxiliar nesse intercâmbio, evitando ruídos na comunicação entre emitente e destinatário, entra um profissional de fundamental importância, o comunicador social, o qual pode ser um jornalista ou relações públicas, inclusive porque o papel deste profissional é lapidar a mensagem para que fique no mesmo nível de conhecimento do público alvo, gerando-se assim o feedback ou o retorno que é a confirmação da comunicação. Talvez, por isso, o Nélson Araújo tenha dito que a comunicação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.