Da Produção da Notícia a Análise da Dramaturgia do Programa – Linha Direta

Publicado em 15/09/2006

O programa Linha Direta estreou na Rede Globo de Televisão no ano de 1999. Na época a emissora veiculou campanhas com o intuito de promover a diminuição da violência no Brasil. No ano anterior, o jornalista Marcelo Rezende entrevistou o criminoso que ficou conhecido como o "Maníaco do Parque". O maníaco foi julgado e condenado após cometer uma série de estupros que foram noticiados naquele ano pela mídia. O programa jornalístico semanal Fantástico apresentou uma reportagem com declarações do criminoso, da família dele e da família das vítimas. No entanto, a abordagem jornalística apresentada em questão não foi de bom tom, uma vez que a matéria retratava os crimes de forma macabra e apelativa74. Para tentar contornar a situação, a emissora lançou mão do projeto de um programa fundamentado na espetacularização da audiência: Linha Direta. Na televisão brasileira, outros programas no mesmo molde já foram apresentados em outras emissoras como: "Aqui e Agora", "Cidade Alerta", "Repórter Cidadão" e na "Rota do Crime".

O programa Linha Direta também buscou elementos para consolidar a temática da violência que permeia as narrativas apresentadas a cada edição. No caso "Matou para não pagar", por exemplo, o programa aborda o assassinato de uma doméstica. Um empresário, que era casado e tinha dois filhos mantinha um romance às escondidas até ser descoberto pela esposa, que era contra o romance. A doméstica engravidou e exigiu pensão de paternidade. O empresário pagou somente da primeira vez, mas a ameaçou de morte. Ela tentou receber a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.