Cubismo – Análise de Obras

Publicado em 22/04/2003

O Cubismo

Osasco

2003


CONTEXTO HISTÓRICO

A transição do século XIX para o século XX foi marcada por revoluções que implicaram em transformações políticas, econômicas, sociais, culturais e artísticas, pela industrialização e desenvolvimento da tecnologia (eletricidade, meios de transportes ferroviários, comunicação, etc), cuja evolução deu maior dinamismo à vida moderna e trouxe uma nova percepção da realidade sobre o modo de vida da sociedade, tanto para os homens quanto para os artistas.

Essa evolução trouxe, através dos artistas de vanguarda (artistas pioneiros de novas tendências que vêm a contestar a tendência antecedente), várias correntes e estilos de renovação para a arte, e que teve como ponto de partida para a arte moderna o impressionismo: destruição das formas, da perspectiva, do uso da luz e sombra, relevo, em oposição à rigidez das academias e ao uso das composições clássicas.

A tendência cubista foi um estilo precedido por Paul Cézanne em 1906, que acreditava que todas as formas poderiam ser reduzidas às figuras geométricas perfeitas de cubos, cilindros e cones.

A partir desta influência Picasso começa a trabalhar a 3ª e 4ª dimensões (ângulos e tempo, respectivamente) respeitando o plano bidimensional (largura x altura) do impressionismo, ou seja, colocar cada lado de cada objeto, um sobreposto ao outro, sob uma perspectiva no qual o artista pudesse ver separada e simultaneamente todas as partes do objeto num mesmo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.