Criatividade em Propagandas

Publicado em 28/06/2004

De todo modo, é claro e irrefutável que a publicidade é muito mais emotiva (para ser mais persuasiva) do que objetiva ou racional. O "posicionamento" substitui totalmente a USP no cenário atual da propaganda. O posicionamento é a busca por um espaço, uma colocação para o produto dentro da mente das pessoas ou do público-alvo do produto.

Ribeiro (1989) ao considerar que cada pessoa tem uma matriz (que pode ser status, poder, sabedoria etc.), afirma:

"Todos nós temos no interior uma matriz ideal de nós mesmos. Para alguns é o poder (Hitler, por exemplo), para outros é o amor (Giacomo Casanova), para outros é o dinheiro (Tio Patinhas). Várias são as matrizes. Toda vez que o mundo externo apresenta uma situação que corresponda à matriz interna da pessoa, ela experimenta grande prazer. Atrás dessas situações e desse prazer, todos nós andamos. Como as situações reais de correspondência vividas são um tanto raras, aceitamos muitas vezes objetos-símbolos dessas situações. (p. 28)"

Quando se posiciona um produto, vai-se ao encontro de algo que já existe dentro das pessoas e a propaganda, ao representar o produto de uma maneira simbólica, apenas desperta a matriz, transformando-a num objeto: o produto. Isso muitas vezes (ou quase sempre) se dá de maneira irracional e inconsciente, mas não artificial. De maneira subjetiva e não objetiva. Ou seja: persuasão e não convencimento.

Na propaganda, além do produto em si, temos hoje a crescente importância da marca. E as marcas são emocionais, são afetivas. O maior patrimônio de uma empresa é a sua marca. É ela que comunica, que serve de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.