Comunicação e Jornalismo: A Saga dos Cães Perdidos

Publicado em 26/09/2005

Comunicação e Jornalismo: A Saga dos Cães Perdidos

Salvador 2005


Ciro Marcondes Filho abrange em sua obra a atividade jornalística, desde sua origem, passando pelas suas modificações e evoluções até as perspectivas do jornalismo como campo profissional e social e a influência das novas tecnologias, o que provocou, provoca e as conseqüências desta nova ferramenta para os jornalistas e sua atividade principalmente.

O jornalismo surge opondo-se ao tradicionalismo, é a síntese do espírito moderno, a razão sobrepondo-se à tradição, inspirado no pensamento iluminista, o questionamento de todas as autoridades e total confiança no progresso, mas sua expansão de fato se dá a partir da Revolução Francesa em 1789 que consolidou o direito à informação, surgindo o mito da transparência.

O autor segmenta a história do jornalismo em quatro partes, o primeiro momento vai de 1789 até metade do século XIX, consiste na exposição intensiva dos acontecimentos, tudo deve ser exposto, ostensivamente mostrado, há a ebulição do jornalismo político-literário, funcionando como programas político-partidários, com o tempo o jornal deixam de ser instrumento dos políticos, apresentando aos poucos uma força política autônoma. O segundo jornalismo surge através da inovação tecnológica da metade do século XIX, o jornal passa a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.