Chatô – o Rei do Brasil

Publicado em 22/04/2003

Chatô colocava todos os seus jornais contra aqueles de quem não gostava. Seu poder era impressionante. Muitos foram os seus inimigos, prejudicados por essa sua força. O poder de Chateaubriand podia ser medido através de seus veículos de comunicação. Só o Cruzeiro reunia os melhores jornalistas do país e atingia a vendagem extraordinária de 200 mil exemplares.

No embalo de outras campanhas promovidas pelos seus jornais, Chateaubriand iniciaria mais uma: construir no Brasil uma das maiores galerias de arte do mundo.

Em 1946 ele encontrou a pessoa certa para auxilia-lo nesta investida, o Marchand Pietro Maria Bardi. Iniciava-se aqui a construção do MASP.

Chateaubriand sabia onde iria buscar suas obras de arte: numa Europa devastada pela guerra, que precisava desesperadamente de dinheiro. E a "caça" as obras de arte deveria ser feita antes do Plano Marshall, pois enquanto este não vinha seria possível adquiri-las a preço "de banana", como disse o próprio Jornalista. O dinheiro viria dos lugares de sempre, do café, dos banqueiros ou até mesmo do governo. O dinheiro - que entrava na caixa dos associados como doações - causou uma enorme bagunça financeira. Nem todo dinheiro era contabilizado, e para driblar o Imposto de Renda muitas vezes as doações entravam em forma de anúncios publicitários. Entre as duas inaugurações do museu, a imprensa internacional havia publicado milhares de notas sobre o brasileiro que andava " à cata "de obras de arte. Isso fez com que muitas obras viessem por si só até Chateaubriand, oferecidas de todos os cantos do Hemisfério Norte. Apesar de estar atrás de obras para o seu Museu, o jornalista continuou envolvido com a vida política do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.