Case The Body Shop

Publicado em 21/08/2014

Pensando nos consumidores, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/1990) é essencial por ser um conjunto de normas que estabelecem os direitos do consumidor, bem como, estabelece toda a relação necessária entre fornecedor e consumidor final, ditando os padrões de conduta, prazos e penalidades. A empresa The Body Shop, em toda a sua história, sempre prezou por um profundo respeito tanto aos fornecedores quanto aos seus consumidores, preocupando em estreitar ao máximo a sua relação com os mesmos. Logo, esta legislação não representa de maneira alguma uma ameaça, sendo esta uma regra já seguida pelos valores da marca.

Centralizando agora nosso pensamento na The Body Shop, outro fator jurídico de tamanha importância, já que não há certeza de como será a produção de tais cosméticos (se será importado ou fabricado no país), e, pensando na primeira hipótese, toda a empresa teria base na legislação tributária, referente à taxas de importação (II – impostos sobre importação), bem como a forma necessária de ocorrer tal transação. Esta tributação ocasionará um aumento dos preços dos produtos da marca, porém, analisando o público-alvo da mesma, este será um fator que não impactará tanto nas vendas, já que seus consumidores estarão disponíveis a pagar por tal aumento.

Analisando precisamente uma única linha de produtos da The Body Shop (linha Hemp), e, trazendo esta linha para o Brasil, a mesma encontrará barreiras na legislação brasileira, Lei Federal no. 11.3433/2006, que não permite o uso de psicotrópicos para fins estéticos, de hidratação ou…

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