A Tirania da Tv

Publicado em 27/08/2010

3.1 O TELE - JORNALISMO E O MERCADO: A FÓRMULA DO ESPETÁCULO

O jornalismo e a televisão que conhecemos hoje pode ser definida como uma atividade que opera, comercialmente, na interface de duas esferas interdependentes: o público e a publicidade. Esta relação de dupla dependência quanto às demandas de público e ao patrocínio publicitário remonta sua industrialização, quando o produto jornalístico atrelou-se à arte do anúncio para reduzir preços e aumentar vendas, atraindo, assim, mais e melhores anunciantes. Público e publicidade, desde então e cada vez mais, tornaram-se não só objetivos a serem perseguidos, mas principalmente condições para que este tipo de atividade se configurasse como negócio lucrativo. Sobre bases mercantis, o jornalismo se uniu definitivamente a ambos os mercados (consumidor e publicitário), enquanto estes, em contrapartida, passaram a determinar, direta ou indiretamente, a configuração dos produtos informativos.
É na conjuntura do século XIX que os jornais assumem definitivamente o caráter de empreendimento comercial, cujo principal produto é a notícia. A informação de atualidade torna-se mercadoria, de acordo com a mentalidade econômico-mercantil que se sobrepôs à lógica político-ideológica, predominante até então. O jornalismo desvencilha-se da feição persuasiva e panfletária, tão útil à defesa e à consolidação dos ideais burgueses nos séculos precedentes, para apostar na separação radical entre fatos e opiniões, privilegiando aqueles em detrimento destas .12
Para legitimarem sua mercadoria como confiável perante os consumidores,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.