A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010

3.3 “O Aquidabã” – 1906 (valsa), Eduardo das Neves

Em Janeiro de 1906, a marinha estava em plena atividade mudando seu arsenal do Rio de Janeiro para Angra dos Reis. Em razão disso, tinham diversos navios fundeados na enseada da Baía de Jacuecanga. O principal deles era um navio chamado Aquidabã, construído em 14 de Agosto de 1885.
Na primeira fase da Revolta da Armada, o Aquidabã cumpriu um importante papel apoiando a atividade dentro da Baía de Guanabara, por diversas vezes entrou e saiu da Baía sofrendo fogo das fortalezas e baterias costeiras.
Porém, na noite do dia 21 de Janeiro, o destino do Aquidabã foi mudado radicalmente, “As onze horas e quinze minutos, eu estou dando essa precisão porque os relógios pararam essa hora. O navio simplesmente explodiu, morreram todos, 212 marinheiros”, explica Câmara.
A explosão até hoje tem causas desconhecida. Pereceram no desastre, além dos 212 homens da sua tripulação, inclusive parte da comitiva ministerial que procedia o estudo sobre o novo porto militar, o seu comandante e grande parte da oficialidade do vaso de guerra. Salvaram-se apenas noventa e oito pessoas. A pouca distancia a bordo do Cruzador Barroso, o então Ministro da Marinha, Júlio Cesar de Noronha, assistiu à explosão do encouraçado, encontrando-se entre as vitimas o seu próprio filho, o Guarda-Marinha Mário de Noronha e um sobrinho, o Capitão-Tenente Henrique de Noronha.
A notícia…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.