A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010

Em 1958, um grupo de músicos de classe média começaram a organizar reuniões em um luxuoso apartamento na Avenida Atlântica, cuja proprietária era a Srta. Nara Leão, para realizar os chamados “samba sessions”, ou seja, seções regadas a samba e uísque. Os freqüentadores desse grupo elitizado, proveniente da mesma classe social e com mesmo nível de educação, concordavam em unanimidade em outro ponto: todos eram profundos admiradores da música norte-americana.
Enquanto isso, o baiano João Gilberto se apresentava em uma boate em Copacabana, que chamaria a atenção do grupo de Nara Leão. João Gilberto deu um novo padrão estético á música popular brasileira, inventando um diálogo entre voz e violão, como explica José Ramos Tinhorão em seu livro Música Popular – Um tema em Debate: “(...) chamavam a atenção com improvisos dentro da sua invenção de acordes compactos, com passagens que deixava perceber uma clara bitonalidade em relação ao fundo orquestral.”
João Gilberto passou a freqüentar as reuniões realizadas no apartamento de Nara Leão, passando a cantar, sempre no seu estilo, as composições daqueles jovens amadores, que viriam se tornar público na segunda metade do da década de 50.
Nascia, assim, a música destinada à classe média, a Bossa-Nova, ou como “Seu” Christiano…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.