A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010

Quando houve o crek da bolsa de nova York, o que foi que os povos de uma maneira geral viram? Eles viram que o modelo estava ruindo, o gigante norte-americano estava de joelhos. Você não vai imitar ninguém que está de joelhos. Aí por força da circunstância e não ter a quem imitar se redescobriram. O Brasil se redescobriu, a marcha se fixou, o samba se fixou, a embolada, cateretê, baião (... ). Havia a marcha-frevo, marcha-rancho, marcha-canção, marchinha (que era bem corridinha)... Samba de roda, samba de breque, samba romântico, samba do partido alto e o samba comum. Era riquíssima a nossa música, era riquíssima.


O outro fator foi o desenvolvimento do rádio que passou a ser visto como instrumento decisivo para a modernização do país e de convencimento ideológico. O rádio, antes do governo de Getulio Vargas, tinha uma finalidade cultural e educativa, os anúncios pagos eram proibidos. No Estado Novo o governo autorizou os comerciais nos rádios, deste modo houve uma profissionalização das emissoras com artistas e produtores. A própria competição para atrair anunciantes levou ao desenvolvimento técnico, bem como à popularidade do veículo, como explica Silvana Goulart em seu livro Sob a verdade oficial: ideologia, propaganda e censura no Estado Novo:

O rádio foi um veículo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.