A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010

Todos esses ritmos e danças permanecem até hoje na cultura brasileira, alguns modificados e restaurados como explica “Seu” Christiano:

Tem uma música tida como nova que o pessoal da periferia, anda ai divulgando e cantando, como se fosse o rap norte-americano. O que é o hip-hop? O hip-hop é a embolada. (...) é que a moçada aí no subúrbio, coitados, pensando que estão imitando os americanos. Que nada! É nosso. Não caiu exatamente porque não pode cair, você não pode derrubar o que é nosso. Você pode dar outro nome. É como uma pessoa que ascende! Culturalmente. Toda Maria vira Mary.

Dos índios herdamos o Cateretê, uma espécie de sapateado brasileiro executado com o “bate-pé” ao som de palmas e violas. “Chegou aos estúdios de gravação só se conhece um ritmo índio. É o cateretê. Tem um famoso, da década de 30 ("De Papo Pro Ar") Joubert de Carvalho e Olegário Mariano: “Não quero outra vida pescando no rio de Gereré/ Tem um peixe bom / Tem siri patola/ De dá com o pé”.
Em 1842, falava-se no Baiano ou Baião muito em voga no século XIX, com diversas modalidades coreográficas. Era executado entre o povo, por ocasião das festas sociais. Inicialmente bem aceito, mais tarde, foi considerado lascivo, ficando sua prática limitada aos ambientes rústicos e campestres. O Baiano ou Baião caracterizava-se por ser dança viva, com…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.