A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010


Figura 5: Sala Cinema. 5:1
Fotografia: Daniela Sleiman Rodrigues.


Seguindo adiante, adentrei a sala principal, a priori meus olhos ficam confusos, não sei por onde devo começar a olhar, todas as paredes estão cobertas de rostos, tento encontrar algum familiar, reconheço Charles Chaplin.
A sala principal abriga um sofá, duas cadeiras de balanço, uma delas forrada com uma almofada verde musgo e a outra, Por favor! Não sente, tenho 100 anos!
Observo o local com mais cuidado, todo objeto transpira história, molduras com matérias de jornais sobre o pesquisador ou escrito por ele, fotos de orquestras, cartazes de filmes antigos, e no canto da sala duas televisões e dois aparelhos DVDs que permanecem cobertos por uma capa de pano escuro. Alguns objetos me chamam atenção, em cima de uma estante vejo um objeto envelhecido, a qual não consigo decifrar o que é, pergunto a “Seu” Christiano que explica tratar-se de um projetor de filme de 16 mm dos anos 50. Ainda da mesma estante observo quatro rádios enfileirados, Câmara me chama atenção de um modelo Mulard dos anos 50, ele gira o botão e o radio começa a tocar um desses forrós modernos, o que faz com que “seu” Christiano esboce uma careta desligando o aparelho imediatamente.


Figura 6: Rádios. 5:2
Fotografia: Daniela Sleiman Rodrigues.


Sou convidada a conhecer outro cômodo, a Sala Francisco Alves, em homenagem ao cantor preferido dos moradores da casa. Percebo que a sala é dedicada a música, a parede é igualmente coberta por rostos, desesperada tento reconhecer alguns, sem muito sucesso, afinal, quem são todas essas pessoas que “Seu Christiano” conserva tanta…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.