A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010

Esses temas do dia-a-dia constavam na maioria das marchas carnavalescas, o problema da moradia: Daqui não saio / Daqui ninguém me tira/ Onde é que eu vou morar/ O senhor tem paciência de esperar?/ Ainda mais com quatro filhos / Aonde é que vou parar; o problema da falta de água: Tomara que chova três dias sem parar/ a minha grande mágoa é la em casa não tem água/ e eu preciso me lavar ; ou até mesmo o problema dos transportes urbanos: Patrão, o trem atrasou / Por isso estou chegando agora/Trago aqui um memorando da Central / O trem atrasou, meia hora/ O senhor não tem razão pra me mandar embora.

O costume de pautar o dia-a-dia musicalmente apareceu inicialmente no Século XI, no Sul da França. Existiam naquela época inúmeros trovadores e jograis espalhados pelos reinos e aldeias. Há uma diferença básica entre esses dois, porém a finalidade de contar contos e causas se fazia presente em ambos.
"Trovador" era a palavra medieval para "poeta" e "compositor". Todos, sem exceção eram ou nobres ou pertenciam ao clero, pessoas com estudos, portanto, não os tais de condição humilde.
Os jograis eram o poeta-cantor popular. Eles, sim, eram vilões, isto é, não pertenciam à nobreza. Levavam uma vida errante e nômade, cantando as trovas compostas pelos trovadores de corte em corte,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.