A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010

Porém, não pensem que Getúlio gostou de "Retrato do Velho". Em uma visita de compositores ao Catete, Herivelto Martins apresentou ao presidente Haroldo e Marino, ressaltando que eram os autores da marcha. Percebeu então a imediata transformação da fisionomia de Vargas, que ficou subitamente sério, convidando em seguida Herivelto para mudarem de lugar no salão.


3.24 “Cosme e Damião” – 1955, (samba), Wilson Batista

Em Julho de 1955, o compositor Wilson Batista compôs um samba de cunho social interessantíssimo, a qual reflete o velho “jeitinho brasileiro” que já se fazia presente naquela época, e intitulou de “Cosme e Damião”, fazendo referencia a uma dupla de policias do Rio de Janeiro, com os mesmos nomes da música. Câmara explica:

Nesse samba Wilson Batista fixa em música uma serie de coisas: “jeitinho brasileiro”, a tentativa de suborno, uma invenção policial que fizeram na época, a dupla chamada Cosme e Damião, não era por nada não, era pro Cosme vigiar o Damião e vice versa, o deboche de que um deles acreditava na lei, e o presidente da época, Café Filho.


Segue a letra:

Cosme e Damião

Parei meu carro na Praça Paris
Eu e a Conceição
De repente ouvi um 'boa noite': - "como vai”?
Era o Cosme e o Damião
Destacaram um papel amarelo
Que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.