A Música Popular Brasileira como Registro Sonoro da História – Sob o Olhar de Christiano Câmara

Publicado em 09/08/2010

A estrofe final refere-se ao esforço de Washington Luís para fazer de Júlio Prestes seu sucessor, sem atentar para a situação do povo, que vivia no “buraco”.


3.11 “Falência” – 1930 (choro), Jararaca e João Rios

Outra canção da década de 30 que merece destaque, não tanto pela sua carga histórica, mas por representar a visão com tendência esquerdista do pesquisador Christiano Câmara.
Havia dupla formada em 1922 por José Luís Rodrigues Calazans que atendia pelo pseudônimo de Jararaca e, Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho. As habilidades da dupla eram inquestionáveis. Jararaca, além de bom violonista, era um emérito letrista, recorrendo aos motivos e refrões do Nordeste para a construção de números como o rojão Catirina - regravada por Jackson do Pandeiro no LP "Sina de Cigarra”, de 73. Ratinho além de compositor de choros - é dele a filosófica Saxofone por que choras ? mais conhecida pela regravação de Jacob do Bandolim “, o choro é de agosto de 30, ainda hoje é rodado por ai. Ainda hoje, você chega em uma roda de choro e diz “ rapaz toca ai o Saxofone porque choras? O ratinho fez em 30, mostrando que a música nunca teve idade. “A música sempre teve qualidade.” fala Christiano.


No entanto, no ponto de vista…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.