A Máquina de Narciso

Publicado em 31/03/2004

A Máquina de Narciso


CAPÍTULO I

A CONSCIÊNCIA E O OLHAR

A escassez de teatro, lazer e cinema fizeram com que um jovem engraxate, da favela da Rocinha, respondesse a uma entrevistadora, que seu maior desejo era ver sua imagem na televisão. Este desejo indica a insatisfação dos telespectadores, diante da programação televisiva.

A fala sincera deste engraxate de dez anos indica a fascinação do homem contemporâneo com o "espelho", representado pela televisão.

Visão e Amor

A irresistível fascinação do ver – se é antiga, comprovada na lenda de Narciso. Nesta versão Ovídio apresenta em suas Metamorfoses, Narciso, que deveria, para viver melhor, não ver a sua imagem. Chegando a idade adulta, Narciso é cortejado por muitas mulheres, ignorando todas.

Um dia Narciso se inclina sobre uma fonte de água para matar a sede e imediatamente se enamora. Daí em diante, debruça – se sobre a sua própria imagem e se deixa morrer.

Narciso convém passar pelo fenômeno do olhar, que tem, desde a Antiguidade grega, um laço de imaginário. O olhar é tido como suscetível de evocar sentimentos de temor, mistério e amor, do mesmo modo que a comunhão sexual. Dentro dela linha de interpretação é que sábios gregos buscavam as raízes etimológicas de Eros, também um deus punidor de Narciso, no verbo oraô (ver).Recordemos a narrativa de Eros e Psyché.

Psyché, filha dor rei tinha duas irmãs, todos eram muito bonitas, mas Psyché era objeto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.