A Influência das Novas Tecnologias na Edição Fotojornalística

Publicado em 26/06/2006

Tanto quanto no texto, cada nova leitura pode sugerir outras interpretações, novas associações e combinações. Essa incerteza quanto à natureza de uma imagem, de acordo com Adriano Duarte Rodrigues (1999), é o que incita ao espectador/ leitor a recorrer ao comentário verbal, buscando respostas no texto a perguntas que, anteriormente, já estariam contidas na foto, considerada como um documento do "real". No caso específico da foto acima, o texto enquadra corretamente a cena retratada, esclarecendo ao leitor de que a matéria trata da má fase dos dois times, de maneira geral - embora ainda não fique totalmente claro de que se trata de uma montagem fotográfica.

Sem suporte lingüístico, uma fotografia jornalística tornar-se-ia quase sempre enigmática. Daí a necessidade de um enquadramento verbal que tanto pode ser dado pela legenda como pelo título e pelo texto do artigo que a enquadra e lhe reduz substancialmente as significações potenciais (Rodrigues, 1999: 125).

Quando o mundo discute se uma imagem vale mesmo mil palavras é fundamental ressaltar que cabe a legenda o fator determinante da sua verdadeira face. O mais importante, contudo, é que se respeite o leitor e as normas éticas jornalísticas, para que os novos artifícios digitais possam sugerir, de fato, mais criatividade e perspectiva às páginas dos veículos, indicando um novo – e quem sabe promissor - futuro para o jornal impresso, tantas vezes ameaçado pelas novas tecnologias.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.