A Influência das Novas Tecnologias na Edição Fotojornalística

Publicado em 26/06/2006

A fotografia deixa de espelhar apenas pontos luminosos captados de uma cena passada para também projetar, com bastante verossimilhança, o futuro. O resultado é um referente híbrido, oriundo da conjunção entre a técnica e a sensibilidade e que pode endossar, negar ou mesmo antecipar o real. Por isso mesmo, a imagem eletrônica e a fotografia processada digitalmente já não autorizam um tratamento no nível da mera referencialidade, do registro documental puro e simples.

Como já se constituem uma realidade nas redações de jornais e revistas, os programas de edição da imagem se tornaram algo mais que uma ferramenta eficiente, se transformaram em um importante arcabouço para instaurar uma reflexão sobre essa desconcertante fusão entre o real e o simulado. Nos próximos momentos nos voltaremos a exemplos concretos de fotografias veiculadas na mídia, visando ampliar esses limites, em busca de uma conceituação acerca do universo da fotografia e do Jornalismo e para que melhor possamos compreender como se constitui a imagem fotojornalística, hoje, nas páginas dos jornais.


2 - O Discurso da Imagem

Mesmo com a evolução histórica, a fotografia jornalística continuou, perante o senso comum, a passar pelo espelho do real como este se apresenta perante as câmaras, "o que a foto registra, aconteceu, e o fotógrafo esteve lá para testemunhar" (Sousa, 2000: 222). Hoje em dia, como observa Jorge Pedro Sousa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.