A história do jornalismo impresso: Análise do jornal Agora

Publicado em 05/08/2008

Na Europa a concorrência da forma escrita e impressa da notícia estava cada vez maior. Com uma velocidade e grande demanda de artigos de pensadores e escritores da época. Os jornais se transformaram em centrais de informação mais ativas e tiveram que aprender a produzir seus trabalhos para agradar ao público consumidor, tornando-se produtores da notícia.

“Os impressos abriram uma fenda entre a cabeça e o coração.” (Marshall McLuhan, apud Gotijo, 2003, p.48)

 

5. O papel da imprensa

A América do Norte e Europa apresentaram ao mundo o conceito de revista e jornal.As pessoas acostumaram-se a consumir a informação de forma periódica e o jornalismo assim,foi se expandindo cada vez mais e disseminando-se palas diferentes classes sociais. Segundo Gotijo (2003,pág.215), ‘’o fato de existir um fosso separando o interesse das elites daqueles das classes menos favorecidas acabou determinando diferentes formas de narrar os fatos e, mais adiante, de diagramar os jornais voltados para cada público específico’’.

Mesmo com a liberdade de imprensa os jornais obtiveram uma certa dificuldade para se libertarem do controle do governo, só com o tempo os jornais puderam cobrir e interpretar as notícias sem sofrerem repressões. Os jornais escreviam em uma linha que era direcionada para os políticos e as pessoas influentes.Por isso, os jornais populares eram o que mais faziam sucesso,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.