A Hístória da Comunicação

Publicado em 16/09/2004

As folhas volantes impressas de um jornal, surgiram em ordem cronológica: as gazetas, os pasquins e os libelos. As primeiras eram em forma de pequenos cadernos com 4, 8 ou 16 páginas. Acontecimentos importantes como batalhas e festas eram noticiados. Os pasquins surgiram depois. Eram responsáveis por relatar fatos sobrenaturais, crimes e fatos extraordinários. Já aos libelos cabia a tarefa de alimentar polêmicas religiosas e políticas como os movimentos de Reforma e Contra-reforma. Teve início a censura dos impressos e os processos contra os editores ou multiplicadores de tais folhas.

Os primeiros impressos periódicos foram os almanaques que tiveram início no seu processo de publicação no ano de 1448 em Maing.

Com o aparecimento do impresso, não afastou os manuscritos, que ao contrário, cresceram nos séculos XVII e XVIII.
Importante também foi a força política dos noticiaristas e dos gazeteiros que completavam a rede de informação dos textos impressos. No final do século XIX a imprensa barata suprimiu essas formas de informação.

A severidade do controle político freou a imprensa que nem por isso deixou de se destacar nos séculos XVII e XVIII. A abrangência das notícias aumentou e se estendeu a áreas ainda inexploradas como aspectos da vida social e cultural. Apesar do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.