A FORÇA OCULTA DO ATIVO

Publicado em 31/12/2018

A gestão do capital intelectual é como um oceano recém-descoberto, que ainda não consta do mapa, e poucos executivos entendem suas dimensões ou sabem como navegá-lo. O chefe da contabilidade pode lhe informar o tamanho da folha de pagamento, mas não pode lhe informar o tamanho das habilidades dos funcionários, e menos ainda se elas estão sofrendo valorização ou depreciação. O diretor de recursos humanos pode saber quanto à empresa gasta com treinamento formal, mas não sabe quanto de aprendizado o treinamento realmente gerou.

Exércitos de funcionários e barricadas de computadores monitoram ativos físicos e financeiros, mas esses sistemas contábeis não podem lidar com a capacidade intelectual. Os componentes do custo de um produto hoje são, em grande parte, P&D, ativos intelectuais e serviços. "O antigo sistema contábil, que nos diz o custo do material e de mão-de-obra, não é aplicável." Segundo Michael Brown, principal executivo financeiro da Microsoft, "as idéias, em si, têm poder. Podem se acumular sem passar por uma instituição e, de repente, explodir". A Netscape, por exemplo, concentrou um enorme volume de capital intelectual que praticamente não assumiu uma forma física ou institucional até que, lançada no mercado como oferta pública inicial em 1995, o capital se manifestou financeiramente - chegando a US$ 2 bilhões.

Algumas organizações nunca tiveram embalagem para contar, como as empresas de advocacia, consultores, agências de publicidade. Não podiam contar a produção de uma forma significativa, mas precisavam medir alguma coisa, por isso mediram o tempo: tanto para propósitos internos quanto para faturamento, preparam informações detalhadas sobre o tempo que seus funcionários levaram para executar os serviços do cliente. Um dos motivos pelos quais as pessoas não dão muita atenção ao Capital Intelectual é o fato de não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.