A Época de Ouro da MPB – Anos 30, 40 e 50

Publicado em 22/04/2003

A ÉPOCA DE OURO DA MPB - Anos 30, 40 e 50




I - INTRODUÇÃO

Entre 1927 e 1946, muita coisa vai suceder a nossa música popular, como veremos adiante. Foi um período tão rico que chegou a ser alcunhado pelos historiadores de "idade de ouro". Em termos de canção, isto é, música vocal com acompanhamento instrumental, atravessaremos, nesta fase, um período de esplendor. Mas, quanto à música instrumental, o período não será, definitivamente, dos mais positivos. Para muitos, será mesmo, bastante fraco. Os grandes nomes de gerações anteriores, como Candinho Silva, Pixinguinha, Donga, Louro, Bonfiglio de Oliveira, Luís Americano e muitos outros, embora continuassem produzindo, têm apenas uma pequena parte dessa produção chegada ao rádio e ao disco. Prova disso é que Candinho Silva e Pixinguinha, ao morrerem - respectivamente em 1960 e 1973 - deixarão dezenas e dezenas de composições inéditas, pelas quais editoras e gravadoras jamais se interessaram.

No ano de 1930 - ou talvez um pouco antes - a Música Popular Brasileira dá por inaugurada toda uma década, exatamente a que passaria a história como a época de ouro, como já citamos. Dois motivos essenciais a determinaram. Primeiramente, a mudança do sistema de gravação mecânica para a gravação elétrica, o que permitia o registro fonográfico de vozes de curta extensão, mas cheias de malícia que o samba exigia. O segundo motivo foi o aparecimento e a espantosa expansão do primeiro veículo de comunicação de massa, o rádio, estimulado em seu desenvolvimento pelo novo governo Getúlio Vargas, que nele viu um oportuno…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.