Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Comunicação

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Atividade de Relações Públicas no Brasil

Trabalho enviado por: Letícia Camilher Camargo

Data: 22/04/2003

A Atividade de Relações Públicas no Brasil

INTRODUÇÃO

Quem acha que o profissional de relações públicas estuda quatro anos somente para promover festinhas, está mal informado. Realmente, antes, essa especialização era mais focada em eventos da natureza social, porém ao longo dos últimos anos essa profissão vem mudando muito. É uma função cada vez mais crucial para a estratégia de marketing e comunicação das empresas. Mais do que simplesmente zelar pela imagem de uma organização, o profissional de relações públicas está capacitado para orientar a formação da política de comunicação, tanto interna quanto externa, o que envolve contatos com a mídia, o governo, os concorrentes e o público em geral. É uma iniciativa que visa a criação de laços com a comunidade e que trabalha para que isso seja feito da melhor maneira possível.

Junto com outros profissionais, o RP tem entre suas missões consolidar a marca corporativa da organização ou instituição. Esse conceito abrange sua função, seu objetivo e sua posição no mercado e na sociedade. Para tal, elabora estudos e avaliações de público-alvo, executa pesquisas de opinião e campanhas institucionais. Também coordena publicações internas, organiza eventos e elabora planejamento estratégico de uma entidade pública ou privada. Outra função do profissional de relações públicas, é orientar e assessorar dirigentes de empresas na resolução de problemas institucionais, que influem no posicionamento de uma instituição ou organização perante a opinião pública. Nessa esfera particular, ele também oferece grande contribuição, até mesmo na formação de imagens, um serviço muito procurado por políticos e artistas.

O sucesso da profissão depende, em grande parte, da habilidade para relacionar-se em equipe e em sociedade. Deve-se criar vínculos que facilitem a tarefa, abrindo canais de comunicação sempre que preciso. Habilidades de gerência, informática e internet, completam o quadro, além do domínio de línguas estrangeiras, que é fundamental para ser um bom profissional.


HISTÓRIA

Em 1867, a expressão "Relações Públicas apareceu pela primeira vez em documento oficial nos Estados Unidos, na Civil Service Comission, do Departamento de Agricultura dos EUA, em Washington. Com o passar de alguns anos, o desenvolvimento do jornalismo e o aperfeiçoamento da imprensa, fizeram com que surgissem novas técnicas de divulgação de campanhas políticas. Visavam conquistar novos eleitores e "educar" os imigrantes. Com isso a profissão de Relações Públicas foi conquistando, em cada dia da história, o seu lugar. As empresas privadas dos EUA, por volta de 1900, se dedicaram ao aperfeiçoamento das relações com seus públicos e por isso investiram mais neste setor.

Como principal percursor dessa atividade, podemos citar o jornalista Ivy Ledbetter Lee, que construiu a terceira empresa de relações públicas dos EUA. Depois de abandonar sua profissão de jornalista, Ivy Lee instalou-se como assessor de relações públicas na cidade de Nova York, em 1906. seu primeiro cliente foi a "Pennsylvania Railroad". Ele ficou encarregado de apresentar esta empresa ao público. Já em 1914, desenvolveu atividades como consultor pessoal de John D. Rockfeller. Nessa tarefa ele obteu um grande sucesso, uma vez que conseguiu alterar a imagem pública de John.

Com todo o desenvolvimento e sucesso desta atividade, até o presidente dos EUA, em 1933, Franklin D. Roosevelt, recorreu às Relações Públicas para conquistar a opinião pública norte americana, abalada com a grande depressão, e lançar seu new deal.

A prática das Relações Públicas passou a se desenvolver como profissão e as grandes e pequenas empresas passaram a dar, cada vez mais, importância a este assunto. Atualmente, as suas técnicas são utilizadas nas mais diversas instituições: empresas, governo, sindicatos e instituições sociais.

NO BRASIL

No Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, foi fundada em 1983 a Associação Brasileira de Empresas de Relações Públicas (ABERP). Suas finalidades são: congregar as empresas de RP na defesa de seus direitos e deveres; promover a valorização da atividade empresarial das firmas de RP e seu papel no contexto da comunicação social; defender os interesses da categoria profissional nas concorrências e contratações de serviços, entre outros.

Foi instituído um dia nacional para as Relações Públicas, que se comemora no dia dois de dezembro. Após isto, o Conselho Federal de Educação aprovou uma lei que registra as Relações públicas como uma habilitação de Comunicação Social.


CONCEITO

O que é relações públicas?

Relações públicas é uma atividade cada vez mais crucial para a estratégia de marketing e comunicação de uma empresa. Ela é considerada um instrumento do marketing e não um subordinado a ele, como muitos confundem. Há uma grande diferença entre esses conceitos: enquanto o marketing prende-se estreitamente ao produto e sua promoção, tendo a marca em foco, relações públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinião pública.

Enfim, relações públicas pode ser definida como uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town