Software Livre x Software Proprietário

Publicado em 21/06/2006

Capitalismo x Socialismo

Software Livre x Software Proprietário

Ceilândia, DF

Outubro, 2004


CAPITALISMO

Em seu sentido mais restrito, o capitalismo corresponde a acumulação de recursos financeiros (dinheiro) e materiais (prédios, máquinas, ferramentas) que têm sua origem e destinação na produção econômica.

Essa definição, apesar de excessivamente técnica, é um dos poucos pontos de consenso entre os inúmeros intelectuais que refletiram sobre esse fenômeno ao longo dos últimos 150 anos.

O capitalismo para Marx é um modo de produção de mercadorias que têm a finalidade de serem trocados (por dinheiro) e não a de serem usados. Esta idéia surgiu na época da Revolução Industrial.

Uma característica básica desse modo de produção é que nele os homens encarregados de despender os esforços físicos, não são proprietários das ferramentas, máquinas e matérias-primas (meios de produção) por eles utilizadas. E também o esforço físico é visto como mercadoria de lucro para a empresa.

Assim, a sociedade capitalista estaria dividida entre a classe que é proprietária dos meios de produção e outra, cuja única fonte de subsistência é a venda ou troca de sua "força de trabalho".

Com o desenvolvimento do capitalismo o patrão se afastou de seus empregados e se aproximou das relações comerciais (de troca). Estas lhe permitem uma acumulação inicial de riquezas.

O…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.