O Trabalho, O Emprego e a Informalização das Relações com o Estado

Publicado em 22/04/2003

Outro item que devemos ressaltar é o aprofundamento da concentração de renda tanto pessoal como funcional no Brasil, processo que se aprofunda ainda mais na primeira metade dos anos noventa. Em 1990, os 10% mais ricos ganhavam 78 vezes mais que os 10% mais pobres, valor que chegava a apenas 34 vezes durante a década de sessenta. Quando à participação dos rendimentos do trabalho na renda total, a queda tem sido marcante, já que esse valor era de 50% em 1980 e baixou para 38% em 1988, segundo dados do DIEESE.

Mais ainda, somente entre 1988 e 1994, houve um crescimento de 27% da produtividade industrial no âmbito da FIESP (o que dá uma taxa média anual de 5%) que não foi revertida seja na criação de empregos, seja na distribuição dos frutos do progresso técnico com o fator trabalho. O crescimento da produtividade deve estar alicerçado a metas de empregos futuros e a programas de reciclagem profissional para que seja benéfico para o conjunto da sociedade. Ainda que o SD não possibilite por si só esse cenário, associado a outros institutos pode servir como um passo à frente.

Essa tendência de desestruturação do mercado de trabalho, que trouxe consigo aumento da informalidade, precariedade e flexibilidade, foi inclusive aprofundada durante o Plano Real, de acordo com o Boletim Economia, Capital & Trabalho, julho 1995, 2-4).A seguir os dados que comprovam essa transformação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.