O Conhecimento da Vida Cotidiana: Base Necessária à Prática Social

Publicado em 27/09/2005


O Conhecimento da Vida Cotidiana: Base Necessária à Prática Social

A vida cotidiana é também vista como um espaço onde o acaso, o inesperado, o prazer profundo de repente descoberto num dia qualquer, eleva os homens dessa cotidianidade, retornando a ela de forma modificada.

Todos os estudos sobre a vida cotidiana indicam a complexidade, contraditoriedade e ambiguidade de seu conteúdo. A vida de todos os dias não pode ser recusada ou negada como fonte de conhecimento e prática social. É nesta relação – prática social e vida cotidiana – que está a prigem multivacional de nosso estudo. Nossa prática social, como assistentes sociais, se faz com inavida de todos os dias dos grupos sociais oprimidos.

Esta reflexão contém uma síntese dos elementos que comportam esta totalidade chamada vida cotidiana em relação à totalidade mais ampla: o mundo moderno capitalista.


Vida Cotidiana: O Centro de Atenção de Hoje

Conforme Henri Lefebvre, o Estado moderno gere o cotidiano seja direto ou indiretamente. Para ele as relações sociais de dominação e a reprodução destas relações conquistaram a prioridade sobre as relações de produção que elas implicam e, à sua maneira, as contém.

É assim que o Estado moderno assume o papel de gestor da sociedade. Esta gestão reposa sobre o cotidiano tem por base a cotidianidade. Para a produção capitalista o cotidiano é um centro de atenção. Vista sob um certo ângulo, a vida cotidiana é em si o espaço modelado ( pelo Estado e pela produção capitalista)…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.