Mulher: Conquista x Discriminação

Publicado em 22/04/2003

As vitoriosas

Conquistar direitos como o do voto foi uma guerra. E elas venceram batalha a batalha.

A luta das mulheres por seus direitos teve, no decorrer do século XX, ares de campanha militar. O avanço foi gradativo, com objetivos previamente demarcados, que caíram, um a um, como numa guerra vitoriosa. Embora haja muito pelo que lutar, é razoável afirmar que com boa dose de segurança que nenhuma das reivindicações feministas para este século se compara em importância às conquistas no século passado. A primeira foi o direito ao trabalho fora dos limites do lar. Tudo começou quando os homens partiram para a I Guerra Mundial, em 1914, e mulheres assumiram seus postos nas indústrias e comércio. Elas experimentaram o gosto da independência financeira, gostaram, e o mercado de trabalho nunca mais foi o mesmo. A busca da cidadania veio na seqüência. Nas três primeiras décadas do século XX, a maior parte dos países ocidentais seguiu o exemplo pioneiro da Nova Zelândia, que em 1893 inaugura o voto feminino. Os EUA, em 1920. O Brasil, em 1932. Nos esportes, as mulheres ingressaram na segunda edição das Olimpíadas, a de 1900, apesar de só a partir de 1924 terem sua participação assumida oficialmente. Por causa disto, o barão Pierre de Coubertin, o homem que reativou a tradicional competição dos gregos e criou o bordão "o importante é competir", demitiu-se do cargo de presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Outra característica da logística feminina durante o século XX é que sempre houve uma "linha de frente" nesse exército peculiar. O movimento feminista nunca foi um fenômeno de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.