Monografia: Religião e Drogas: A Busca do Conhecimento sobre a Cura Através de Práticas Sociais Religiosas

Publicado em 09/08/2010

De acordo com Higuet, desde Antigüidade até o Renascimento, os três métodos estavam sempre vinculados. Nos templos dos “deuses curandeiros” como Esculápio, praticavam a “incubação” dos doentes, dormindo e sonhando à noite no templo. Os sacerdotes eram médicos, receitavam medicamentos, dietas e pequenas cirurgias. Acreditavam que a saúde e a doença faziam parte da pessoa em seu todo, isto é, em todas as suas dimensões vitais e, com base nisso, a cura deveria acontecer em seu todo. Dessa forma, dependendo do tipo de doença, seria determinado o tratamento a ser utilizado e diversos métodos deveriam ser usados para alcançar ao mesmo tempo várias dimensões da vida.
Hoje a arte médica combina a dosagem corpo e mente (fatores científicos e religiosos)? O poder da cura da natureza e o poder de Deus ou deuses? Não cabe aqui respondermos a essa questão, os fatos falam por si. De algum modo, a cura pela fé está sempre presente.
Não poderíamos deixar de, pelo menos, fazer uma pequena reflexão sobre a medicina e assim vamos nos inspirar em Dahlke e Dethlefsen.
Embora vivamos numa época em que a medicina moderna apresenta habilidades surpreendentes e que os métodos utilizados são altamente científicos, existem muitas críticas quanto aos seus efeitos colaterais, à ausência de um tratamento mais humanitário, custos elevados etc. Por que surgem essas críticas? Elas surgem com uma sensação de que o caminho escolhido não leva ao objetivo visado. E esse mal-estar provocado pela medicina desaparece quando caminhos novos e alternativos começam a surgir. Alguns vêem a salvação numa socialização da medicina, outros que a quimioterapia…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.