Fernando Henrique e a Mídia

Publicado em 01/01/2003

Fernando Henrique e a Mídia


A produção de imagens sociais através da mídia, principalmente do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, e sua influência nos resultados da eleição presidencial de 1994, favorecendo a vitória do então candidato Fernando Henrique Cardoso.

 

Introdução

Nos encontramos hoje na Era da comunicação de massa, dos meios midiáticos, da proliferação da imagem como combustível para o que Gilberto Vasconcellos denominou de capitalismo videofinanceiro. Termo este usado "para designar a particularidade histórica do momento atual do Brasil, em que a presença monopolizada do sistema televisivo afeta sobremaneira a conduta do Estado, dos partidos políticos, da Igreja e da Universidade".

Para Boaventura dos Santos, nos encontramos hoje inseridos em um Fascismo social. Um tipo de fascismo diferente do existente nos anos 30 e 40 (regime político da autocracia) esse têm como significado "a dominação social e civilizacional" da população, com a total desapropriação dos direitos dos cidadãos.

O trabalho era o fator preponderante que dava acesso à cidadania e aos direitos sociais para o indivíduo, porém com o aumento da crise econômica e o desemprego, deixou de oferecer essa condição ao indivíduo. Desta forma, o atual Estado sem regulamentação perdeu quase toda a sua base anterior de legitimidade e capacidade de hegemonia. O Estado cedeu lugar a uma nova…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.