Fato Social em Durkheim

Publicado em 14/07/2005

E a seguir em outro fragmento: "Constituem pois, uma espécie nova e a eles deve atribuir e reservar a qualificação de sociais. Esta lhes convém, pois é evidente que, não tendo o indivíduo por substrato, não podem ter outro senão a sociedade..."9.

Consideremos primeiro e segundo textos.

No que foi extraído do autor, percebemos sua idéia básica do organismo do fato social. Sua estrutura e sua constituição, os dois textos resumem sucintamente o conceito de Durkheim a respeito do fato social. Observemos as seguintes características: no primeiro texto vê-se explícito a questão da coerção provocada pela sociedade em relação a certos comportamentos individuais e como são suscetíveis de serem coagidos tais consciências.

Ao observarmos nossos modos de agir, nos apercebemos quase que invariavelmente, que não somos senão seres que herdamos costumes e modos de fazer. Nos damos de encontro à dependência inescapável que nos conduz a certos tipos de comportamentos padrões que acabam por limitar-nos a um mundo fechado. Nós percebemos que somos seres adestrados a servir instituições (no conceito amplo), a igreja, a moda, o casamento, a classe social e etc. Somos seres guiados. Nos damos a penas morais ou sociais que muitas vezes valem mais que penas ‘reais’.

Acima de tudo, a sociedade ganha identidade quando coagi seus filhos a serem os outros, ou melhor, a ser o outro, aquele indivíduo padrão.

No segundo texto temos percepção de outra feição básica do fato social, sua exterioridade em relação às consciências individuais. Já…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.