Das Formas de Dourar Correntes ou Sobre o Discurso da Dominação na Cultura

Publicado em 06/05/2010

Das Formas de Dourar Correntes ou Sobre o Discurso da Dominação na Cultura

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2006

 

 

 

RESUMO

Este estudo trata-se de uma análise do Relativismo Cultural, tentando demonstrar que mesmo em teorias libertadoras, a “ordem” encontra suas formas para se legitimar, utilizando-se dos mais diversos discursos dentro da ciência – tal como o Funcionalismo Desmedido ou o Revisionismo Duvidoso – tentando transformar assim, aspirações à liberdade em “gaiolas de aço”. Em nosso estudo analisamos o discurso presente na cultura que termina por validar a prática da dominação em nome da ordem. A temática dos Direitos Humanos e da Razão Comunicativa é colocada como possível alternativa para resolução de conflitos entre as culturas, visando assim estabelecer a possibilidade da integridade física e mental de todos os indivíduos.

Palavras-Chave: Relativismo-Cultural – Ideologia – Razão Comunicativa – Direitos Humanos

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
CAPITULO 1 – DAS FORMAS DE DOURAR CORRENTES OU SOBRE
OS DISCURSOS DA DOMINAÇÃO NA CULTURA
1.1 – SOBRE A NÃO INTERVENÇÃO CULTURAL
1.2 – A ANTROPOLOGIA ACRÍTICA, O FUNCIONALISMO
DESMEIDO E O REVISIONISMO DUVIDOSO: IDEOLOGIA EM CIÊNCIA?
1.3 – SOBRE A TENTATIVA DO DIALOGO
1.4 - RELATIVISMO CULURAL E MUDANÇA SOCIAL
CAPITULO 2 – SOBRE AS CONSEQUENCIAS DE UMA TEORIZAÇÃO INDEVIDA…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.