Das Formas de Dourar Correntes ou Sobre o Discurso da Dominação na Cultura

Publicado em 06/05/2010

Do Aurélio: Concordância ou uniformidade de opiniões, pensamentos, sentimentos, crenças, etc., da maioria ou da totalidade de membros de uma coletividade.

Do Houaiss: uma das maneiras de se deliberar em assembléias, conselhos etc., que ocorre quando não há objeções ou argumentos contrários ao que se está propondo.

Todos aqueles que tenham se baseado nestes conceitos de “consenso” encontrados nestes Dicionários citados acabam por deixar de lado um algo importantíssimo para se entender o que vem a ser um consenso: antes de tudo, deve-se ter em mente que só haverá consenso entre pessoas livres.

Todos aqueles que estiverem de alguma forma subordinados a estruturas de repressão não possuem o poder de expressar suas opiniões, devido ao medo de possíveis retaliações, tendo desta forma que proferir o discurso do dominante. A exemplo disto, disse Freitag (2005, p. 206) a respeito do Jovem Harbermas:

Habermas tinha 16 anos quando a II Guerra terminou, com a rendição incondicional da Alemanha nazista. Para o adolescente, os aliados não tinham derrotado a Alemanha, e, sim libertado o povo alemão da ditadura nazista.

Assim, sempre que nos referirmos ao consenso, devemos ter em mente a evidente faceta contratual desta palavra. Caso simplesmente aceitemos o argumento do discurso social, sem analisá-lo devidamente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.