Darcy Ribeiro e O Povo Brasileiro

Publicado em 22/04/2003

A grande contribuição da cultura portuguesa aqui, foi fazer o engenho de açúcar, movido por mão-de-obra escrava. Por isso, começaram a trazer milhões de escravos da África. O negócio maior do mercado mundial era a venda de açúcar para adoçar a boca do europeu e depois a remessa de ouro. A despesa maior era a compra de escravos. Faziam grandes expedições de caça de negros que viviam na África uma vida semelhante àquela que os índios levavam aqui, com a sua cultura, com sua religião, seu modo de viver. Os negros, na maioria prisioneiros de guerra, graças à brutalidade dos opressores, morriam mais da metade somente na viagem. Esses negros não podiam falar um com o outro, pois vinham de povos diferentes. Então, no início, o único modo de um negro comunicar-se com o outro era aprendendo a língua do capataz, que nunca lhe ensinava o português. Milagrosamente, essas geniais criaturas aprenderam a falar a língua da terra. Quer dizer, quem realmente difundiu a língua portuguesa na nova terra foi o escravo negro, que se concentrou nas áreas dos engenhos e nas minas de ouro.

Junto com o negro escravo, adulto, forte, trabalhador, vinham as molecas bonitinhas, de 12, 13 anos. Uma moleca custava o mesmo que 2 ou 3 negros adultos, pois eram muito solicitadas pelos capatazes, que as queriam para suas sacanagens e também para gerar filhos. E quem seriam esses filhos? Como os filhos das índias, eles seriam, também os "zé ninguém", que só encontrariam uma identidade no dia em que se definisse o que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.