A Questão da Ruptura do Suporte Tradicional nas Segundas Vanguardas

Publicado em 22/04/2003

A QUESTÃO DA RUPTURA DO SUPORTE TRADICIONAL NAS SEGUNDAS VANGUARDAS


As décadas de sessenta e setenta do século passado deram início a uma produção artística que rompera com todos os formalismos e tradicionalismos a que estava subjugada a arte. Novos conceitos foram introduzidos, ampliando as possibilidades de se fazer arte, sem que para isso tivesse necessariamente que estar preso a uma tela, ao papel, ao objeto escultórico de materiais nobres como bronze e o mármore.

Mas essa nova tendência ou estética teria origem principalmente nessas duas décadas se não houvesse existido a figura, a presença e o nome sempre marcante de Marcel Duchamp e sua fase dadaísta, pois esta provocou um choque no público, na crítica e em seus próprios colegas. Os famosos "ready-mades" de Duchamp (exemplo mais significativo "Fountain - 1917"), representam a partir daí uma ruptura com a arte tradicional. A partir da apropriação de objetos do cotidiano, descontextualizando-os e elevando-os à categoria de obras de arte, Duchamp não rompe somente com as forma de arte, mas também com o conceito da própria arte. Pode-se dizer que a arte dadaísta preparou o terreno para os futuros movimentos vanguardistas.

A insuficiência da tela ou da escultura diante da vontade de conquistar novas bases para a expressão, fez com que a arte perpassasse por nuanças jamais imaginadas. As segundas vanguardas foram as…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.