Gestão de Arquivos ( Fase Intermediária )

Publicado em 22/04/2003

Gestão de Arquivos

INTRODUÇÃO

Até o final da Segunda Guerra Mundial, metade do século XX, a tradição arquivista clássica considerava apenas duas idades dos arquivos: a idade corrente e a idade permanente, onde os documentos passavam de uma fase para outra, não sendo prevista qualquer fase de transição.

Pouca coisa mudou se formos analisar com cuidado o tema proposto por este trabalho. A Lei 8159 de 08 de janeiro de 1992 define muito bem e oferece respaldos para os rumos que a arquivistica brasileira deve tomar.

Mas, infelizmente, a realidade é totalmente outra, bastante diferente do que se prega na lei. Não pelos arquivos públicos, centro de documentação ou órgãos produtores de documentos gerenciados pelo governo, pois estes devem seguir o que determina a Lei. Digo pelos arquivos particulares ( privados ) e documentos produzidos por pequenas prefeituras. Aqueles que não são identificados pelo Poder Público como de interesse público, aqueles onde não se recebe tratamento algum. São arquivos de diversas empresas de pequeno e médio porte e prefeituras também com as mesmas características, onde a vantagem de se ter um fluxo informacional bem administrado ainda não está fundamentado. São nessas empresas e prefeituras de pequeno e médio porte que certamente quase posso afirmar que os documentos passam da fase corrente para a permanente ou, quiçá, por fase alguma.

É uma pena, pois essas tais empresas e prefeituras poderiam absorver o grande número de profissionais que são colocados no mercado a cada ano, em troca de um bom gerenciamento informacional, e com…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.