A INFÂNCIA NO BRASIL: “DA REPRESSÃO À PROTEÇÃO”

Publicado em 05/12/2018

Se os Conselhos de Direitos assustam por sua capacidade de deliberar políticas, os conselhos tutelares incomodam pelo seu poder fiscalizador e por gozarem de poderes para determinar procedimentos a serem cumpridos pelas entidades governamentais, não- governamentais, pais ou responsáveis, Estado ou sociedade.

Tal atribuição foi possibilitada pelas grandes mudanças ocorridas no novo Sistema de Justiça, a partir das quais foi estabelecido o deslocamento das atribuições tutelares referidas à infância, que antes pertenciam ao Poder Judiciário, para as esferas dos Executivos Municipais.

A criança ou adolescente vítima de violação de direito não deve mais ser encaminhada ao sistema policial e judiciário, e sim à instância político-administrativa local – o Conselho Tutelar, que assegurará os direitos constituídos no Estatuto.

Com referência à questão do ato infracional, o Estatuto da Criança e do Adolescente veio por fim às ambigüidades existentes entre a proteção e a responsabilização do adolescente infrator, criando a responsabilidade penal dos adolescentes. Ao adolescente infrator (pessoa entre doze e dezoito anos de idade), se comprovada a autoria do ato infracional, dar-se-á aplicação de uma medida sócio - educativa. À criança (pessoa com até doze anos de idade incompletos) que praticar ato contrário à lei penal aplicar-se-á medidas protetivas.

Assim, o ECA prevê medidas a serem aplicadas em caso de ato…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.