A INFÂNCIA NO BRASIL: “DA REPRESSÃO À PROTEÇÃO”

Publicado em 05/12/2018

A idéia que impulsionava esses programas era a busca por 'resolver' o problema “dos menores”, exercendo firme controle sobre essas crianças através de mecanismos de tutela, guarda, vigilância, reeducação, reabilitação, preservação, reforma e educação.

Pode-se afirmar que a legislação das primeiras décadas do século XX respondia aos temores provenientes do aumento da criminalidade infantil e buscava proteger tanto a sociedade quanto a infância, numa perspectiva conservadora, de cunho funcionalista que entendia que o problema se concentrava na criança, e não na forma em que a sociedade se organizava.

O Código de menores, com seu sistema de proteção e assistência, submetia qualquer criança, por sua simples condição de pobreza, à ação da Justiça e da Assistência. Com medidas propostas que proporcionavam um maior controle da população nas ruas por meio de intervenção policial.

O parâmetro do código de 1927, se pautava pela característica de autoritarismo, assistencialismo, paternalismo e clientelismo que marcaram todo período do Estado Novo.

Com a promulgação do código penal de 1940, que dentre as suas medidas mais relevantes, estabelecia a idade penal para 18 anos; o código Mello Mattos teria de ser reformulado, pois este, estabelecia a idade de 14 anos para a imputabilidade penal.

Após 15 anos de vigência, o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.