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A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA

Trabalho enviado por: Anônimo

Data: 04/08/2016

RELATÓRIO SOBRE A OBSERVAÇÃO DA “ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO SOCIAL NA REALIDADE INVESTIGADA” 

(ESTÁGIO BÁSICO l - OBSERVAÇÃO)

ANÁPOLIS – GOIÁS
JUNHO - 2013

“ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO SOCIAL NA REALIDADE INVESTIGADA – ESCOLA PÚBLICA”

APRESENTAÇÃO

Este relatório está dividido em cinco partes, onde a primeira delas encontra-se o sumário, enumeração das partes que compõem o trabalho, seguidos da localização dentro do texto.

A segunda parte contém a introdução que dispõe o título/tema, seguido do objetivo geral e dos específicos, a justificativa e as questões teóricas e conceituais abordadas no conteúdo do trabalho.

A terceira parte traz a metodologia utilizada com a discriminação das características dos participantes da pesquisa, bem como as técnicas utilizadas para a realização da entrevista, observação e análise documental, seguidos dos procedimentos envolvidos, seus detalhes e a sequencia das atividades realizadas no campo do estágio.

Descrever as atividades de estágio realizadas no Colégio Estadual “Dr. Genserico Gonzaga Jaime”, situado à Avenida Anderson Cleyton, no Bairro Jundiaí, Anápolis – Goiás, Gerido pela Diretora Patrícia de Almeida Assunção.

As atividades desenvolvidas neste setor correspondem ao trabalho das relações interpessoais dos alunos do 3º Ano; ao estímulo dos alunos a participarem da atividade de “Teste Vocacional” oferecida pela equipe de estudantes de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Anápolis; oferecimento de atendimento com aplicação do teste de caráter individual e /ou grupal, visando trabalhar as indecisões com relação à escolha do curso a ser escolhido para o vestibular.

Traz uma descrição da instituição de estágio, seu histórico, estrutura organizacional e serviços; descrição das atividades de estágio desenvolvidas no referido local, síntese diagnóstica, bem como uma proposta de intervenção explanando os objetivos, os métodos, as estratégias, e a intervenção sugerida.

A quarta menciona a análise da prática profissional do psicólogo em contextos psicossociais, com abordagem da análise dos dados a partir dos conteúdos trabalhados na Psicologia Social e a proposta de intervenção a partir da análise da realidade investigada e as possibilidades de intervenção do psicólogo social na realidade observada. A quinta parte apresenta as considerações finais com o retorno ao título, ao objetivo e uma síntese interpretativa do trabalho, como também considerações gerais sobre a realização do trabalho. Em seguida, os anexos e por último as referências bibliográficas.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
2.METODOLOGIA
2. 1 – Participantes
2. 2 – Técnicas
2. 3 – Procedimentos
3. ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO EM CONTEXTOS PSICOSSOCIAIS
3. 1 – Análise dos dados a partir dos conteúdos trabalhados da Psicologia Social
3. 2 – Proposta de Intervenção
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
ANEXOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como título “A Atuação do psicólogo Social na Realidade Investigada”, cujo objetivo é contribuir com os alunos do ensino médio na decisão profissional, proporcionando a esses estudantes uma escolha do curso superior adequada ao perfil pessoal e vestibulandos enfrentam, quanto à esfera superior a ser percorrida. Como também amenizar a angústia, a ansiedade e a indefinição que a maioria dos Observa-se que o estudante do ensino médio da escola pública tem enfrentado grandes dificuldades e indecisões na escolha do curso superior referente à profissão a ser desempenhada em sua vida adulta. A atuação do Psicólogo Social pode contribuir para com esse aluno nessa escolha.

Bem como, proporcionar ao acadêmico de psicologia a vivência do trabalho dentro de uma organização pública, bem como a familiarização com o trabalho do psicólogo e a oportunidade de por em prática os ensinamentos da academia.

A presença do Psicólogo Social na Escola Pública Estadual poderá contribuir para com os alunos do ensino médio na decisão profissional, proporcionando a esses alunos uma escolha do curso superior a ser escolhido, como também amenizando a angústia, a ansiedade e a indefinição que a maioria dos vestibulandos enfrentam quanto à esfera superior a ser percorrida, como também as dúvidas, angústias, ansiedades poderão ser reduzidas mediante a intervenção desse profissional, até mesmo uma possível aplicação de teste vocacional para os alunos interessados.

Psicologia social comunitária profissional foi regulamentada no Brasil em 1962. Pouco tempo antes do Golpe Militar que condenou o País a um longo período ditatorial. Na época, as práticas psicológicas se consolidaram sob a influência de ideologias desenvolvimentistas, pautadas pela repressão política e pelo patrulhamento ideológico, que caracterizaram o Brasil ao longo de quase três décadas de ditadura explícita.

A decorrência imediata desses fatos nas práticas psicológicas e, obviamente, na formação profissional foi o predomínio de abordagens individualistas, descontextualizadas e apoiadas em modelos abstratos de seres humanos. Tais modelos eram tomados como medidas para a realização e avaliação das ações o que engendrou processos de normatização e de controle das pessoas e contribuiu para a naturalização das expressões de violência e repressão. Assim, este cenário favorecia o uso da psicologia para a articulação de espaços de...

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