A Responsabilidade Civil da Administração Pública

Publicado em 23/12/2016

A legítima defesa seja própria ou de terceiro, deve pautar-se pelo critério da proporcionalidade, de modo, que a repulsa justa a mal injusto, deve ser estritamente suficiente a repelir o ato ilícito, sem exageros ou exacerbações. Caso contrário, se configuraria excesso de legítima defesa, ocasionando a responsabilização da vítima pelo excesso que praticara (SENISE LISBOA, 2009, p. 299-300).

De acordo com Senise Lisboa (2009, p. 300) o “estado de necessidade próprio é a situação em que o sujeito viola direito alheio, com a finalidade de remover perigo iminente de um direito seu”.

Em outras palavras, o sujeito, em uma dada situação de emergência, acaba ferindo um direito alheio, pois se assim não o fizesse, deixaria de afastar o perigo iminente que afetaria seu direito.

O estado de necessidade de terceiro, segue a mesma linha, com a diferença que a violação de direito alheio ocorre para socorrer perigo iminente que afeta o direito de um terceiro (SENISE LISBOA, 2009, p. 301).

Assim como na legítima defesa, os excessos praticados quando do exercício do estado de necessidade serão punidos (SENISE LISBOA, 2009, p. 301).

Acerca do exercício regular do direito ensina Senise Lisboa (2009, p. 301) que a citada excludente “é o desenvolvimento de atividade humana em conformidade com o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.