A Responsabilidade Civil da Administração Pública

Publicado em 23/12/2016

O princípio geral que prevalecia na fase da autocomposição era a vedação de dano a outrem (neminem laedere) (SENISE LISBOA, 2009, p. 206).

Com o advento da Lei das XII Tábuas (450 a.C), busca-se a consagração do procedimento da autocomposição que já existia e vinha evoluindo gradativa e satisfatoriamente. O principal objetivo dessa lei romana era justamente dizimar a idéia generalizada do castigo como forma de responsabilização aos causadores de danos, introduzindo novas maneiras de reparação, conhecidas como penas de restituição (SENISE LISBOA, 2009, p. 206).

Ficou estabelecido que a vítima de um dano deveria dar-se por satisfeita quando o ofensor a restituísse em pecúnia, não abrindo-se qualquer brecha que ensejasse expedientes que usassem a violência como forma de reparação de danos (SENISE LISBOA, 2009, p. 206).

A partir desse momento, consagrou-se o processo como importante ferramenta de solução dos litígios e fixação da responsabilidade civil. A solução desses entreveros se dava através da nomeação de um juiz privado (que assumia um compromisso de imparcialidade) ou por um juiz público, que seriam os incumbidos da apreciação dos feitos (SENISE LISBOA, 2009, p. 206).

Quando as lides eram submetidas à intervenção do Poder Público, o pretor concedia um determinado prazo para que o devedor efetuasse a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.