AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Publicado em 13/02/2017

No Brasil a elitização da escola no final do século XIX e no início do século XX era visível. O acesso a ela era restrito a elite, que sempre foi a minoria, enquanto a massa não precisava da escola sendo necessário apenas a habilidade para a produção. Segundo Aranha (2006) o projeto político republicano buscou o acesso de todos na escola, porém de forma dualista, pois para a elite ficava reservada a continuidade dos estudos, sobretudo científicos enquanto para o povo era restrito o ensino elementar e profissional. Grandes foram os conflitos entre as classes para a democratização do sistema de ensino. Em 1932 algo formalmente começou a mudar, a elite intelectual buscou a concretização da educação democrática através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, com o dever do Estado em oferecer uma escola obrigatória, pública, gratuita, leiga e unitária em todo âmbito nacional contextualizada com a carência da sociedade. O Manifesto dos Pioneiros (1932) tinha o objetivo da realização de uma educação para todos sem discriminação de classes, algo que já estava acontecendo na Europa e em outras partes do mundo, porém foi barrado pela Constituição de 1934.

O avanço democrático baseado em leis, de grande importância no Brasil, se deu com a formalização da constituinte de 1988, inserindo a…

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