O Abolicionismo no Brasil

Publicado em 29/06/2016

Com isso, o autor avança em sua análise sobre os pormenores da escravidão no Brasil em períodos próximos ao da independência e como ela era praticada até a lei de 1871. As questões permanentes da escravidão, a exploração do negro africano, a dependência da economia na instituição escravagista, o relacionamento entre a política e a oligarquia escravocrata não se alteram mesmo com as poucas mudanças legais e mesmo caracterizando- se na ilegalidade, haja vista que a materialidade da instituição dava como “letra morta” qualquer iniciativa contrária à escravidão. A despeito da ilegalidade desta, a argumentação de Joaquim Nabuco baseia-se tanto nos princípios da moral e do direito das gentes em voga. Em outras palavras, caso concreto no Brasil fazia-se pelo tráfico de estrangeiros, os quais, uma vez desembarcados em terras brasileiras, eram transformados em escravos. Se se tem como parâmetro as leis de proibição do tráfico marítimo de escravos, Nabuco conclui que grande parte dos que são considerados escravos, no Brasil, na verdade, seriam “homens livres criminosamente escravizados” (p. 100). A ilegalidade é latente, portanto, já que grande contingente de pessoas permanece escrava mesmo com a proibição do tráfico. Isso, todavia, não impediu a plena continuidade da prática da escravidão, sendo protegida pelos “homens públicos” receosos de uma crise econômica, resguardada pelas oligarquias e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.