Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

O formato, divulgado na mídia, tem como intuito permitir que a sociedade esteja a par do que há de mais relevante, seja algo imediato ou que possa ter importância a longo prazo, daí as expressões “pauta quente” e “pauta fria”, que, respectivamente, são notícias cujo caráter de novidade se mostra e os fatos que não sejam inéditos. Nessa procura para elaborar a matéria, iniciada já na determinação do que vai ser pautado, o repórter percorre uma infinidade de adequações as quais precisa ceder na meta de cumprir com sua isenção.

Quando a imprensa norte-americana assume o processo jornalístico como mercadoria e busca isentar-se do debate social, no século XIX, o advento das agências de notícias como aspecto da Revolução Industrial marca a redução de espaço do jornalismo opinativo. A partir daí, o gênero opinativo configura "sua presença na superfície impressa circunscrita às páginas chamadas 'editoriais' " Melo (1996, p. 27), trazendo embutido à sua essência a reflexão acerca dos parâmetros estabelecidos para o conceito vigente da objetividade.

A objetividade, portanto, se estabelece dentro da notícia sempre como um critério de exigência do jornalismo informativo, assim como Durkheim determina ao estudo do fato social:

É preciso portanto considerar os fenômenos sociais em si mesmos separados dos sujeitos conscientes que os concebem; é preciso estudá-los de fora, como coisas exteriores, pois é nessa qualidade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.