Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

Contextualiza a jornalista e socióloga, Héris Arnt:

A participação de escritores no dia-a-dia dos jornais, foi um fenômeno que se generalizou no final do século XIX. No Brasil, o jornalismo literário foi particularmente importante; quase todos os escritores brasileiros publicaram seus textos na imprensa. Só que, sem um esforço institucional que promovesse um programa de alfabetização, o jornalismo literário não representou ascensão do povo à cultura letrada, como ocorreu nos Estados Unidos e nos países europeus. [...] O declício do jornalismo literário não representa o fim da participação dos escritores nos jornal. Muito pelo contrário; no decorrer do século XIX, foi grande a colaboração dos escritores, mas de forma diversificada. O ofício de repórter substituiu o de escritor/ jornalista. Em fins do século XIX surge uma geração essencialmente de jornalistas [...] O jornalismo industrial vai marcar do jornal/empresa, dirigido por empresários da imprensa. Da passagem dos escritos pelos jornais, a crônica fica como uma herança. (ARNT, 2001, p.10).

A crônica jornalística como estilo nacional ergueu-se no momento em que literatura e jornalismo passaram por uma hibridização incentivadora à criatividade e naturalidade propícia ao desencadeamento de publicações demasido importantes para a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.