Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

Muitos cronistas podem ainda, dentro do território de sua escrita, fazer uma espécie de trânsito por entre as classificações possíveis da crônica: no estilo lírico, por exemplo, nostalgia e sensibilidade se aliam; na humorística, piadas são dedicadas às trivialidades da vida comum; a crônica-ensaio critica, de modo irônico, as relações sociais e de poder; já a filosófica incita uma reflexão mais profunda sobre ocorridos; e por fim, a crônica jornalística, proporciona a particularidade das notícias e fatos, podendo ser policial, esportiva, política, etc.

  • Crônica jornalística: Gênero nacional 


Segundo o professor emérito de comunicações e artes da USP, José Marques de Melo, a crônica elaborada nas redações de jornais "se trata de um gênero tipicamente brasileiro, não encontrado equivalente na produção jornalística de outros países" (MELO, 2003, p. 148). Tal afirmação pode ser atribuída a dois episódios históricos relevantes e de cunho modificador à vida sociocultural do país; num primeiro momento podemos citar a Semana de Arte Moderna de 1922, na qual a literatura se aproxima do cunho real, e reafirma a preservação do lugar da crônica já praticada por Machado de Assis no século XIX, modificando os padrões do estilo jornalístico; num segundo momento, ao desenvolvimento da imprensa que nessa época, ampliou seu público…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.