Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

A partir do século XIX, o surgimento e a expansão da imprensa, gerando cada vez mais empregos e neles, pessoas que tinham visível interesse em distinguir a informação da propaganda, tornaram o jornalismo inserido na democracia e também um negócio lucrativo independente. Por outro lado, o desencadeamento desse processo massificou os veículos informativos culminando numa espécie de contradição.

Para o mestre em Comunicação pela UNESP, Rodrigo de Carvalho da Silva, no artigo “História do Jornalismo: evolução e transformação”3:

Esse aspecto mercadológico, criado no final do século XIX, nos aponta um paradoxo na história do jornalismo, pois ao se distinguir informação de propaganda, criou-se o formato de notícia e a mesma foi tida como o produto do jornalismo que, consequentemente, se tornou cada vez mais vital como veículo para a publicidade.

Pautada em tal funcionamento, manifestou-se a necessidade de assegurar espaços para que a escrita não ficasse restrita apenas a retratar o factual, mas envolver o jornalista na autenticidade do seu próprio trabalho, valorizando a parcialidade. “Essa noção do autor constitui o momento crucial da individualização na história das ideias, dos conhecimentos,  das literaturas, e também na história da filosofia e das ciências” (FOUCAULT, 1992,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.